Quem Somos?

A CTUR foi criada em 2003, é formada por membros de vários setores do município, tendo como principal objetivo o fomento de atividades relacionadas ao turismo local, visando a geração de emprego e o aumento de renda para trabalhadores e empresários. Um dos desafios desta comissão é justamente envolver a comunidade local na causa do turismo despertando os sanjoanenses para a importância econômica desta atividade para o município.

A CTUR foi criada pela ACE – Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista que vê no Turismo um grande potencial de desenvolvimento local. Os membros da CTUR se reúnem periodicamente em uma das salas da sede da ACE com objetivo de desenvolver projetos a fim de envolver a comunidade local na causa do turismo, despertando os sanjoanenses para a importância econômica desta atividade para o município.

O que é Turismo?
“Turismo pode ser definido como a ciência, a arte e a atividade de atrair e transportar visitantes, alojá-los e cortesmente satisfazer suas necessidades e desejos” (Robert McIntosh)

Tipos de Turismo
Agroturismo, científico, histórico-cultural, desportivo, folclórico e artesanal, religioso, feliz idade, eventos, educacional, rural, ecoturismo, negócios e outros.

O que é o PDTR?
O PDTR é o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, criado pelo SEBRAE-SP para capacitar cidades com potencial turístico pelo Brasil. O gestor do PDTR em São João da Boa Vista é a CTUR.

Histórico do PDTR em São João
2003 – estabelecimento do convênio entre ACE/CTUR/SEBRAE-SP (Regional São João)
Fevereiro de 2004 – I conferência Municipal de turismo, com o objetivo de compor grupos de trabalho do PDTR
-Lançamento do programa em São João da Boa Vista com a CTUR, através do seu grupo de voluntários operacionalizando o programa.

Módulos do PDTR
Sensibilização e envolvimento da comunidade: Conscientizar o público alvo sobre a importância de se desenvolver o turismo receptivo de maneira sustentável e rentável, integrando a comunidade ao planejamento estratégico do turismo.
- Ações: Capacitação do Grupo de Sensibilização para desenvolver o trabalho; possibilitar que os segmentos priorizados tenham conhecimento e informação sobre a atividade turística; conquistar a confiança de empresários e empreendedores favoráveis ao desenvolvimento de ações turísticas e buscar alternativas para implantá-las.
Desenvolvimento dos Produtos Turísticos: Envolver os empresários do setor turísticos
- Ações: cadastrar os potenciais interessados em participar do processo; fazer o diagnóstico e o prognóstico individual de cada cadastrado; dar apoio com consultorias gratuitas do SEBRAE e SENAC para a adequação dos potenciais; preparar os potenciais para que se tornem produtos turísticos.
Outros módulos são a Capacitação de Produtos Turísticos; Estrutura e Recepção a Turistas; Gestão da qualidade da atividade turística e Estrutura de comercialização.

Resultados esperados
A CTUR espera mobilizar a comunidade, incluindo imprensa, poder público, entidades organizadas (CTUR, CONTUR, Agência de Desenvolvimento, ongs e agências de Turismo) e especialmente os empresários beneficiários diretos e indiretos da atividade econômica baseada no turismo receptivo.

O QUE É O PDTCA?
Em 2007 o SEBRAE alterou o projeto de Turismo Receptivo, dando a ele mais abrangência. Daí em diante passou a se chamar PDTCA – Programa de Desenvolvimento de Turismo, Cultura e Artesanato. Os mesmos parceiros puderam ampliar seu quadro de cadastrados e passaram a trabalhar com o Projeto GEOR – Gestão Estratégia Orientada para Resultados – Território Turístico do Município de São João da Boa Vista – SP.

Objetivo geral do PDTCA
Promover o desenvolvimento sustentável do sistema produtivo do turismo receptivo de São João da Boa Vista através de: adequação de atrativos turísticos; formatação de roteiros urbanos e rurais; compor um mix de produtos artesanais com identidade sanjoanense; elaborar plano de comercialização; implantar centro de recepção aos turistas; capacitar empresários e empregados no setor; gestão da qualidade da atividade turística, cultural e artesanal, envolvimento com a comunidade, entre outros.

Onde encontrar a CTUR
Na sala 114 do prédio da ACE (R. Benjamin Constant, 373 – centro – F. (19) 3623 5512 ou pelo o e-mail atendimento@ctur.org.br / www.saojoaodaboavista.org.br (blog)
Em Feiras locais e regionais com stands da ACE, da Prefeitura ou do consórcio Regional de Turismo Nordeste Paulista;
Nos principais eventos da cidade;
Na mídia (jornais, rádio, TV, páginas na Internet)
Em palestras e congressos de Turismo.