Ecológico

O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos. Embora o trânsito de pessoas e veículos seja agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos e para o desenvolvimento sustentado das populações locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas. Conheça mais sobre a Serra da Paulista, clique aqui.

A atividade, como presentemente configurada em muitas partes do mundo, é confundida com o turismo de aventura e, de fato, há quem inclua esta última, assim como outras nomenclaturas dadas ao turismo (por exemplo: turismo rural, turismo responsável, turismo ecológico, turismo alternativo, turismo verde, turismo cultural) como partes ou derivações de uma generalização chamada ecoturismo. Principais pontos de ecoturimos em São João da Boa Vista são os seguintes:

Circuito Fortaleza
Sítio localizado na estrada do Córrego das Pedras (Serra da Paulista) com restaurante rural, e passeios ecoturísticos por mata natural, cachoeira, corredeiras, vista da Serra e árvores centenárias.

Fazenda do Padre
Trata-se da fazenda Serra da Boa Vista na estrada do Córrego das Pedras (Serra da Paulista) com possibilidade de visitação à casa do Padre Valeriano, acompanhado de guia; Alambique, terreiro de café e fábrica de lixas.

Ramal do C aminho da Fé
Inaugrado em junho de 2008, parte da Praça Bento Gonçalves (Rosário), seguindo pela Serra da Paulista, estrada do Córrego das Pedras, atravessando trecho de mata fechada até Águas da Prata (Pousada do Peregrino). São 18 km de caminhada integrada ao trecho original do Caminho da Fé.

Lareira de Pedra
Recanto de gastronomia e eventos localizado na estrada no Córrego das Pedras (Serra da Paulista), a ser inaugurado em maio de 2009 com a Caminhada da Lua Cheia. Vista da serra, quedas d’água e mata natural.

Serra do Mirante
Tem 1593 m altitude, com uma bela vista de São João e cidades da região, onde existe a Caverna do Morcego (local bonito e pouco explorado). A 500m, ao lado das torres de TV, na Serra Deus-me-livre, de propriedade particular, que é usada também para a prática de vôo livre. É uma decolagem natural (construída pela natureza).