Cultura

É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando falamos de Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade de turismo cuja motivação do deslocamento se dá, com o objetivo de encontros artísticos, científicos, de formação e de informação.

O Turismo Cultural se caracteriza por uma permanência prolongada e um contato mais “íntimo” com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experiência cultural.

Festival de Ritmica e Dança
Realizado à mais de 17 anos, o Festival de Ritmica e Dança é destaque no estado de São Paulo e também no Sul de Minas. Com um público estimado de 10.000 pessoas, o festival recebe dezenas de grupos, entre amadores e profissionais, que buscam participar deste conceituado evento realizado em São João da Boa Vista à quase vinte anos.

Festival Estudantil de Teatro
Chegando em sua 14ª. edição, o festival estudantil de teatro tem o objetivo de incentivar os jovens estudantes à participarem cada vez mais dos eventos culturais. Contando com mais de 15 peças selecionadas por um juro de peso, composto por artistas formados em artes cênicas, que ao término da apresentação orientam os alunos e diretores em como melhorar seu desempenho. O público esperado é de mais de 7.000 pessoas.

Acessa São Paulo
O Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, criado para fornecer acesso à internet para todos os moradores de São João da Boa Vista. Instalado no Centro Cultural Pagu conta hoje com 7 microcomputadores a disposição da comunidade das 07h30 às 18h00. Para fazer uso dos mesmos, basta apenas preencher uma ficha de inscrição na própria biblioteca. Desde o início de 2002 o Programa Acessa São Paulo vem sendo implantado nos municípios do interior e litoral do Estado, na forma de postos chamados Infocentros Municipais.

Semana Fernando Furlanetto
Fernando Furlanetto nasceu no dia 5 de março de 1897, um ano após seu pai, o italiano Antonio Furlanetto, instalar a primeira marmoraria em São João da Boa Vista.
Em 1911, com apenas 14 anos, partiu para a Itália, a fim de estudar no Instituto de Belas Artes de Pietrasanta. Durante oito anos, Fernando aprendeu a arte de esculpir com os mais famosos professores da época. Logo, o “menino americano” suplantou, em técnica e arte, os próprios italianos natos, conquistando o prêmio máximo do Instituto – a medalha de prata. Mesmo tendo gabarito para trabalhar em grandes centros, Fernando fixou atelier em sua cidade natal, recebendo encomendas de toda a redondeza. E, assim, pasmou a imprensa local, por sua simplicidade e modéstia diante das maravilhas que produzia. Considerava como sua obra-prima o monumento funerário de Dina e Angelina de Oliveira Bueno – a filha chamando a mãe, subindo os degraus do céu. Mas logo vieram outras obras impressionantes, como a escultura Caridade, para o jazigo da família do Cel. Joaquim Cândido de Oliveira; a Piedade, para o túmulo de José Pedro de Oliveira; e a monumental capela funerária do Cel. Christiano Osório de Oliveira. Em sua memória, a Prefeitura Municipal organiza anualmente a Semana Fernando Furlanetto, que reuné obras do escultos, artistas da cidade e convidados. Conheça mais sobre Fernando Furlanetto clicando aqui.

Semana Guiomar Novaes
Realizada entre os dias 22 a 29 de setembro no Theatro Municipal agora restaurado, a Semana teve muita procura da população empolgada com a reabertura do mesmo que estava fechado há mais de 15 anos, com uma programação de alto nível, trazendo inclusive pessoas de diversas cidades da região. O Theatro esteve lotado por todas as noites e muitas pessoas ficaram na fila de espera, o público superou 10.000 pessoas.

 

DURANTE O ANO

 * PROJETO MÚSICA NO BAIRRO  - datas comemorativas – de janeiro a dezembro / 2009.

    -  Local: em bairros definidos pelo Dep. Cultura e Turismo.  (Cul/Tur)

 * FEIRA DE ARTES E ARTESANATO - sábados, domingos e feriados – das 08h00 às 18h00.

    - Local: Praça Cel Joaquim José. (Cul/Tur)

 * ESPAÇO CULTURAL FERNANDO ARRIGUCCI - Praça Rui Barbosa n.º 41 – Estação FEPASA.

    - Exposições durante o ano previamente agendadas no Depto Cultura e Turismo (Cul/Tur)

* THEATRO MUNICIPAL –apresentação todo final do mês com espetáculos convidados.

* BAILE NA PRAÇA – Todo domingo, a partir das 20h00 – Fonteatro Emilio Caslini – Praça Cel Joaquim José.

* PROGRAMAÇÃO DE NATAL – Durante o mês de dezembro, acontecem apresentações no Theatro Municipal, Praça Cel Joaquim José, Praças dos Bairros e Av Dona Gertrudes.

* EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS MUSEU HISTÓRICO – Exposições temáticas na Sala de Exposições Temporárias.

* MUSEU HISTÓRICO PEDAGÓGICO ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA – Aberto de 4ª a 6ª feiras – das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.                                                                           Sujeito a alterações

 

 

 

 

 

CALENDÁRIO ANUAL DOS PRINCIPAIS EVENTOS

SÃO JOÃO DA BOA VISTA

 

Carnaval de rua

  • Tradicional desfile de blocos e Escolas de Samba e bailes carnavalescos no Fonteatro Emilio Caslini.
  • Barracas montadas na Praça Joaquim José.
  • Concurso de Rei Momo, Rainha e Princesas

Semana Fernando Furlanetto / Bienal de Artes Visuais de São João da Boa Vista- escultor sanjoanense. Exposição em comemoração aos 100 anos de nascimento, teve um grandioso sucesso, levando à criação da Semana Fernando Furlanetto. Com início em 1997 em comemoração ao seu centenário de nascimento, foi realizada uma exposição de algumas esculturas do escultor Fernando Furlanetto. Outras exposições aconteceram voltadas para arte contemporânea de diversos segmentos com artistas renomados. È realizada em alternância com a Bienal de Artes Visuais de São João da Boa Vista, porém todos os anos é montada a Sala Fernando Furlanetto.

 

Festa de São João e Dia de São João – Festividades e comemoração do aniversário da cidade com shows e barracas típicas e de artesanatos no Recinto e Exposições José Ruy de Lima Azevedo. Desfile das Escolas de Ensino.

Programação diversa durante todo o mês, com celebrações, workshops, exposições, gincanas esportivas e culturais, quadrilhas, bailes, desfiles cívicos.

Público: 60.000 pessoas durante o evento

 

Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de São João da Boa Vista – EAPIC, com rodeios, shows todos os dias, leilões, apresentações, parque de diversão, praça de alimentação, exposição de animais (equinos, bovinos, caprinos, pequenos animais), stands do comércio e indústria.

Público: 130.000 pessoas durante o evento

 

Festival de Teatro de São João da Boa Vista- Participam escolas municipais, estaduais e particulares do município, onde grupos de teatro composto por alunos fazem apresentações de peças infantil e adulto; participam grupos independentes amadores da cidade

Festival Regional de Monólogos – participam artistas amadores de toda a região. O evento acontece no Theatro Municipal de São João da Boa Vista

 

7 – Comemorações do aniversário da Independência do Brasil.

Semana Guiomar Novaes – Parceria da Secretaria de Estado da Cultura, APAA – Associação Paulista Amigos da Arte e a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura e Turismo. Esta Semana é realizada em homenagem a grande pianista sanjoanense, com orquestras, shows, espetáculos de dança, teatro, workshop, vídeos.

Público: em média 15.000 pessoas.

 

Natal – Início com a Chegada do Papai Noel e apresentação de shows, danças,  corais, teatro que acontecem no Theatro Municipal, Fonteatro Emilio Caslini, Parada de Natal e uma rica decoração natalina nas ruas e praças da cidade.

 

 

DURANTE O ANO

Exposições - Clubes, Bancos, Restaurantes, Papelarias/Livrarias, Espaço Cultural Fernando Arrigucci.

Feira de Artes e Artesanato – Feira onde participam artistas plásticos e artesãos do município localizada na Praça Coronel Joaquim José, aos sábados e feriados, das 8h00 às 18h00,  com artesanatos em madeira, biscuit, tecido, pedras, velas, pinturas em tela, porcelana e vidro, esculturas, bordados, etc.

Baile na Praça – é realizado todos os domingos, a partir das 20h00, no Fonteatro Emilio Caslini, com a presença da Corporação Musical Dona Gabriela e Bandas locais, onde toda a população tem a oportunidade de dançar todos os tipos de música como tango, bolero, valsa, forró entre outras.

 

PROJETOS

 

PROJETO PERCUSSÃO

Com o Professor Henrique Bussi, aborda a prática e a teoria em cima de ritmos brasileiros e afros, com utilização de instrumentos como o atabaque, agogô e ganzá e também aulas de bateria. Aulas com jovens de 8 a 16 anos, todas as terças-feiras, das 18h30 às 20h00, na Escola Municipal de Iniciação Musical, com o Maestro Estevão e a tecladista Sarah.

 

 

CORAL BOCA LIVRE

Aulas para todas as idades, as segundas-feiras, das 17h00 às 18h30, na Escola Municipal de Iniciação Musical, com o Maestro Estevão e a tecladista Sarah.

 

CORAL INFANTO JUVENIL VOZES DE SÃO JOÃO

Aulas com jovens de 8 a 16 anos, todas as segundas-feiras, das 19h00 às 20h30, na Escola Municipal de Iniciação Musical, com o Maestro Estevão e a tecladista Sarah.

 

PROJETO ARCOS E CORDAS

Atende a jovens de 8 a 17 anos, onde aprendem a tocar violão e cavaquinho com aula teórica. Hoje conta com a Camerata de Violões e vários alunos já participam de apresentações.

Aulas na Escola Municipal de Iniciação Música, Centro Comunitário Dona Sally – Jardim Recanto do Jaguari, CSU DER e Espaço Jovem – Vila Brasil.

 

BANDA MARCIAL INFANTO JUVENIL MAESTRO EYMARD GONÇALVES

Aulas com jovens de 7 a 17 anos, todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30, na Escola Municipal de Iniciação Musical, com o Maestro Estevão e a tecladista Sarah.