Voluntários comemoram a Semana da Água, limpando o Jaguari Mirim

Voluntários, liderados por Reginaldo Rodrigues, do Grupo “Jaguari – Rio Feliz”, programou uma limpeza simbólica do rio Jaguari Mirim para o próximo domingo dia 25 de março. O objetivo do grupo é conscientizar as populações ribeirinhas da importância da preservação deste importante manancial que cruza todo o município e que é o responsável pelo abastecimento de água tratada para os quase 90 mil sanjoanenses. Esta ação, que partiu do desejo de fazer alguma coisa em favor do rio, vem crescendo e se estruturando a cada ano. Neste, que é o oitavo ano de realização desta ação, conta mais uma vez com o apoio da SABESP, ACE, Prefeitura Municipal, Polícia Florestal, Grupos ecológicos, empresários,  estudantes, escoteiros e voluntários, muitos dos quais reunidos em família (pais, filhos e netos) , todos com o mesmo objetivo.

 

Nas primeiras vezes, comenta Reginaldo,  “foram poucas pessoas, sem estrutura. Cada um levava um saco de lixo e descia o rio encaixado em bóias adaptadas de pneus de caminhão. Com o tempo, a coleta de lixo continuou a mesma mas os métodos foram se aperfeiçoando com a inclusão de pequenos botes e caiaques. A SABESP providencia um caminhão que percorre as margens coletando os sacos cheios do material retirado do leito e das margens. O lixo reciclável é encaminhado para a COOPERMAX (Cooperativa de reciclagem) e o restante vai para a coleta secular da cidade. A imprensa local e regional também tem tido importante participação neste evento, divulgando”.

 

Os organizadores testemunham que nestes 8 anos de trabalho, muito lixo foi retirado mas que a cada ano o volume tem sido menor, o que caracteriza uma resposta positiva do esforço destes  voluntários.

 

A limpeza simbólica será realizada no próximo dia 25 de março, domingo, a partir das 9 hs da manhã, saindo do Clube da SABESP (Bairro Santo Antonio) até as proximidades da ponte da antiga FIATECE. Não há necessidade de inscrição para participar e nem limite de idade. O grupo solicita apenas que filhos menores estejam o tempo todo acompanhados por responsáveis para evitar problemas e acidentes.

 

Na ação deste domingo os voluntários terão um acessório especial fornecido pela Escola de Samba Unidos da Vila (apoiadora da ação ambiental): chapéus de palha.

Comente

Qual sua opinião sobre o tema?
Aproveite e selecione uma imagem para seuavatar!